Skip to main content

Fomentnado a próxima geração de líderes feministas da América Latina

Deadline
Passed

Os programas Youth Exchange e Women’s Rights da "Open Society Foundation" irá premiar jovens líderes feministas com bolsas de estudos à jovens dinamicos dedicados ao futuro do feminismo na América Latina.

Contact

Visando apoiar a próxima geração de ativistas feministas na América Latina, os programas de intercâmbio de jovens (Youth Exchange) e dos direitos das mulheres (Women’s Rights) das Open Society Foundations estão unindo suas forças para criar a bolsa para jovens líderes feministas (Young Feminist Leaders Fellowship).

As bolsas para jovens líderes feministas apoiarão jovens ativistas dinâmicas, com idades entre 22 e 30 anos residentes na América Latina, que desejam lançar um projeto de sua própria autoria para promover um futuro mais justo, inclusivo, acessível, democrático e feminista para a América Latina. Projetos bem-sucedidos refletirão sobre o 25º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, cuja data se aproxima, abordarão as realidades atuais e proporão uma ideia específica e detalhada para promover os direitos das mulheres e a justiça de gênero.

Este programa de bolsas com duração de 12 meses reconhece explicitamente as ameaças de discriminação a uma sociedade aberta e busca criar uma linha de liderança para promover jovens que tenham experiências pessoais e diretas com preconceitos interpessoais e institucionais.

Critérios de qualificação

As pessoas buscando candidatura devem ter entre 22 e 30 anos de idade no início da bolsa, residir na América Latina e demonstrar proficiência em inglês, espanhol e/ou português. Além disso, também devem estar no início de carreira e quererem aprender mais sobre como aumentar sua eficácia como ativistas e organizadoras em torno de questões de justiça e igualdade de gênero entre vários movimentos. Os possíveis candidatos devem demonstrar experiência em organização comunitária ou ativismo em nível local, nacional ou regional.

São fortemente incentivadas a se candidatar pessoas que sejam diretamente afetadas ou que tenham tido experiência direta com os desafios, políticas, práticas, formas agudas de discriminação e sistemas que perpetuem narrativas dominantes ou estereótipos baseados na identidade. Buscamos candidatos que não tenham acesso fácil aos canais de liderança existentes, mas que estejam ansiosos/as por aproveitar a oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

As pessoas aprovadas terão de fazer parceria com uma organização anfitriã durante os 12 meses de duração da bolsa. Os projetos de bolsas podem ser em período integral (mínimo de 35 horas/semana) ou meio período (20 horas/semana).

Critérios fora da qualificação

As bolsas para jovens líderes feministas não patrocinam o seguinte:

  • Matrícula em instituição acadêmica para estudos de graduação ou outros programas acadêmicos, incluindo pesquisa de dissertação. No entanto, os candidatos que solicitarem uma bolsa de meio período podem continuar seus estudos acadêmicos em seu tempo pessoal.
  • Lobby. Por favor leia com atenção nossas Regras do Fisco sobre Lobby antes de enviar sua inscrição. Se concedida uma bolsa, os/as bolsistas devem concordar em não se envolver em atividades restritas de lobby durante o período da bolsa.

Não são elegíveis para inscrição os funcionários atuais das Open Society Foundations, da Association for Women’s Rights in Development (AWID; Associação para os Direitos das Mulheres no Desenvolvimento), do El Instituto de Liderazgo Simone de Beauvoir (Instituto de Liderança Simone de Beauvoir) e da Equipo Latinoamericano de Justicia y Género (Equipe Latino-Americana de Justiça e Gênero).

Diretrizes

Para inscrever-se, preencha os seguintes documentos por escrito e enviá-los por e-mail para youth.exchange@opensocietyfoundations.org até sexta-feira, 3 de maio de 2019 (23h59 horário de verão da costa leste dos EUA):

  • Currículo: máximo de duas páginas
  • Proposta completa por escrito: preencha o modelo de proposta em anexo por escrito (máximo de 5 páginas, espaço simples)

Envie apenas uma proposta por escrito para um único projeto proposto. Serão desconsideradas aquelas que enviarem mais de uma proposta ou propuserem várias ideias de projetos em uma única inscrição.

As diretrizes, uma lista de perguntas frequentes e os anexos completos em português estão disponíveis na seção Download de arquivos desta página

Em caso de dúvida ou dificuldade técnica para baixar as diretrizes, entre em contato com o intercambio juvenil (Youth Exchange) pelo e-mail youth.exchange@opensocietyfoundations.org.

Download de arquivos

Download the full proposal information in Portuguese.

Download the complete guidelines and application in Portuguese.

Download the complete list of frequently asked questions in Portuguese. (Updated: April 11, 2019)

Download Part 1 of the easy-to-read guidelines.

Download Part 2 of the easy-to-read guidelines.

Filter by:
0 grantees
Filter by
Year

Subscribe to updates about new grant opportunities

By entering your email address and clicking “Submit,” you agree to receive updates from the Open Society Foundations about our work. To learn more about how we use and protect your personal data, please view our privacy policy.