Enquanto os governos confiam em policiais e outros agentes da lei para manter a ordem e investigar crimes, a questão de quem investigará crimes supostamente cometidos pela própria polícia continua sendo uma questão crítica de direitos humanos em todo o mundo. Apesar do crescimento dos programas de supervisão civil em todo o mundo, abusos e escândalos continuam.
O estudo global da Open Society Foundations Quem Policia a Polícia? reflete as experiências das agências que conduzem investigações criminais de agentes do estado em quinze jurisdições.
A sociedade civil latino-americana e caribenha tem defendido o estabelecimento de mecanismos especializados para supervisionar, investigar e sancionar de forma mais eficaz a má conduta policial. Esta conversa, com palestrantes da sociedade civil e de uma agência estatal de investigação, examinará os esforços no Brasil, Jamaica e México destacando o papel da sociedade civil na criação de novos mecanismos e na exploração de avanços e desafios no trabalho em direção à maior responsabilização policial.
Este evento será realizado em espanhol, inglês e português.
Palestrantes
-
Hamish Campbell
Palestrante
Hamish Campbell é comissário assistente da Comissão Independente de Investigações na Jamaica.
-
Giselle Florentino
Palestrante
Giselle Florentin é coordenadora executiva da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial no Brasil.
-
Masha Lisitsyna
Palestrante
Masha Lisitsyna é diretora jurídica sênior da Open Society Justice Initiative.
-
Maria Luisa Aguilar Rodriguez
Palestrante
Maria Luisa Aguilar Rodriguez é coordenadora da Área Internacional do Centro de Derechos Humanos Miguel Agustin Juarez, A.C. no México.
-
Manaka Infante
Moderador
Manaka Infante é um oficial de programa do Programa América Latina da Open Society.