Skip to main content

Crack: Reduzir Danos

Lições Brasileiras de Saúde, Segurança, e Cidadania

Elaborado com base em três pesquisas realizadas em diferentes períodos de 2015, este relatório apresenta três iniciativas de sucesso pautadas pela não-violência e pelos direitos humanos para responder ao uso de crack por pessoas em situação de rua no Brasil.

Com suas particularidades, os projetos Aproximação: A cena de drogas da R. Flávia Farnese, realizado pela ONG Redes da Maré, no Rio de Janeiro; Programa de Braços Abertos, da Prefeitura de São Paulo; e o ATITUDE: Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares, do Governo do Estado de Pernambuco, compartilham do princípio-chave de entender as pessoas que habitam as chamadas “Cracolândias” brasileiras e tratar seus problemas de forma pragmática em benefício de toda a comunidade local e do entorno.

A análise desses três projetos resultou no levantamento de 7 lições aprendidas para tratar pessoas em situação de rua que usam crack, encontradas ao final do documento.

Download

Read more

Subscribe to updates about Open Society’s work around the world

By entering your email address and clicking “Submit,” you agree to receive updates from the Open Society Foundations about our work. To learn more about how we use and protect your personal data, please view our privacy policy.