Skip to main content
Newsroom Press release

Fundos investidores internacionais e brasileiro se unem para financiar a criação de lideranças políticas como Marielle Franco

Doação de US$ 10 milhões pretende incentivar a presença e protagonismo de mulheres negras na política brasileira

SÃO PAULO—As fundações Ford, Open Society e Ibirapitanga estão se unindo para criar uma iniciativa em homenagem a Marielle Franco, destinada a incentivar o protagonismo político de mulheres negras no Brasil.

Com uma doação de 3 milhões de dólares ao Fundo Baobá, instituição dedicada à luta pela equidade racial no Brasil, a Iniciativa se inspira no trabalho da vereadora de ampliar a voz de mulheres negras e o seu acesso a instâncias de poder no Brasil.

“Marielle representava a possibilidade de uma mulher negra, da favela, bissexual chegar em espaços de poder. Seu assassinato brutal foi uma tentativa de dizer que essa possibilidade não existe. É fundamental que anunciemos para o mundo que o Brasil produzirá novas Marielles. Que mulheres negras das periferias ocuparão espaços de poder e que esse caminho não tem volta”, justifica Pedro Abramovay, Diretor da Open Society Foundations para a América Latina.

O Fundo Baobá foi criado em 2011 a partir de uma parceria com a Fundação Kellogg, que aporta recursos ao Fundo conforme este obtém apoio de outras organizações (matching funds). Desta vez, o matching funds da Kellogg está sendo de 2 pra 1 para o dinheiro internacional e de 3 pra 1 para o investimento do Ibirapitanga, tendo como objetivo incentivar a filantropia local. Desta forma, a soma total disponibiliza 10 milhões de dólares para a iniciativa e o Fundo passará a operar em um novo patamar, ampliando o seu alcance e capacidade de investimento.

“Essa iniciativa explicita a urgência em fortalecer o papel de mulheres negras na sociedade brasileira. Marielle incorporava não apenas as transformações que desejamos, mas também aqueles que acreditamos terem condições para realizá-las, afirma Átila Roque, Representante da Fundação Ford.

O anúncio da Iniciativa foi feito durante o 10o Congresso do Gife, evento que reúne investidores sociais de todo Brasil. “Queremos dar um sinal para a filantropia brasileira de que é importante e necessário apoiar aquelas que são a ponta mais frágil e ao mesmo tempo mais potente da nossa sociedade, e que estão no centro das principais transformações que precisamos para o país”, explica Andre Degenszajn, Diretor Presidente do Instituto Ibirapitanga.

Read more

Subscribe to updates about Open Society’s work around the world

By entering your email address and clicking “Submit,” you agree to receive updates from the Open Society Foundations about our work. To learn more about how we use and protect your personal data, please view our privacy policy.